Quem Somos

A Igreja Batista Solidária foi fundada em 20 de junho de 1959, com apoio e organização da Igreja Batista da Renascença, em Belo Horizonte. O primeiro nome da congregação foi “Igreja Batista Vale da Benção” e o terreno adquirido para construção do primeiro Templo foi doado pela Missionária norte-americana Rosely Appleby. Entre os muitos membros fundadores e presentes na emancipação da Igreja, destacam-se os irmãos Oribe Teodoro da Silva, sua esposa Maria Calixto da Silva, Benedita Maria de Oliveira (mãe do Pr. Salathiel Garcia), Geraldo Benevenuto e sua esposa Maria Candelária.

A Igreja Batista Vale da Benção teve como seu primeiro pastor Genecy Jardim Farisel, que assumiu o ministério entre os anos de 1959 e 1961, passando a direção do mesmo para o vice-moderador Salathiel Garcia, que foi consagrado ao ministério pastoral em 24 de abril de 1965. Naquela época a Igreja contou com o auxílio pastores Ilton Quadros e José Simões, principalmente nos batismos e nas ministrações da ceia do Senhor.

Crescendo na graça do senhor, a Igreja Batista Vale da Benção experimentou um período de grandes experiências gloriosas, aumentando sua atuação junto à comunidade dia após dia e atingindo quase mil membros. Organizou sete outras igrejas (suas congregações), nos municípios de Juiz de Fora, Betim, Carneirinhos (João Monlevade), e em Belo Horizonte, nos bairros Goiânia, Maria Goreth, Novo Santa Mônica e Primeiro de Maio.

Esta Igreja é caracterizada principalmente por ser um verdadeiro “arsenal” de formação de pastores. Desde a sua fundação já consagrou 45 pastores. Atualmente muitos deles dirigem e congregam em outras denominações na capital mineira e em outros Estados do Brasil. Quando Deus chamou para si o Pr. Salathiel Garcia, no ano de 1992, o Pastor Presidente da Igreja Batista Vale da Benção passou a ser Lincoln Portela: ministro fiel, amigo, grande administrador, que tem se destacado como exemplo de homem público para todos que o conhecem.

A partir do ano de 2004 o Templo localizado no bairro São Paulo passou por grandes obras de modernização e melhoria, para receber seus membros e visitantes. Neste local crianças, jovens e adultos se reúnem regularmente para adorar, engrandecer e glorificar o nome do Senhor. Em 3 de abril de 2005 a congregação passou a se chamar Igreja Batista Solidária e prosseguiu em dar continuidade às suas raízes, exercendo relevante papel não somente na região em que atua, como em toda cidade de Belo Horizonte.

O destaque em 2009 é a celebração de um novo tempo para a igreja: O ano da comemoração para o aniversário de 50 anos – o Jubileu de Ouro da Igreja Batista Solidária. A Deus toda honra e glória! A Igreja Batista Solidária reconhece unânime a bondade e a fidelidade de Deus, que sempre esteve no controle das ações e guiou seus filhos amados por um caminho correto. Ele tem nos mostrado grandes bênçãos, no tempo presente e no porvir.